A Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, foi criada por um grupo de pais e profissionais de educação, com o objectivo de dar resposta à ausência de informação e apoio às famílias com indivíduos portadores de Trissomia 21 no Algarve. Os objectivos desta Associação baseiam-se na integração global dos portadores de Trissomia 21, perspectivando a sua educação e formação profissional, tendo como finalidade última a sua realização pessoal, autonomia e integração na sociedade.
A associação foi constituída por escritura publica em Março de 2000.
Tem o estatuo de Instituição particular de solidariedade social e de utilidade publica desde janeiro de 2004.
Esta associação, para atingir os seus objectivos, necessita de vários apoios, tanto pecuniários como humanos. Se partilha deste ideal, a sua contribuição financeira, ou outra, será bem recebida e demonstrativa de um espírito de grande generosidade e atltruismo.
A APATRIS 21 constituiu-se como uma associação sem fins lucrativos que congrega pais, profissionais de educação, de saúde e todos aqueles que pretendam contribuir para a concretização dos seus objectivos. Em 25 de Junho de 2002 realiza-se uma primeira reunião nas instalações da Escola Superior de Educação, da Universidade do Algarve, que fruto de um trabalho de divulgação mais intenso, em jornal e junto de instituições educativas (com o apoio da Direção Regional de Educação) e algumas entidades na área saúde, conseguiu congregar em torno deste projeto maior número de famílias, profissionais ligados à problemática e pessoas interessadas. Desde esta data, realizaram-se diversas reuniões que culminaram com a eleição da primeira Direção da APATRIS 21.
Ser uma Organização de qualidade e referência na área da integração social de cidadãos portadores de Trissomia 21 e de outras causas de deficiência mental, no Algarve.
A Trissomia 21, também conhecida por Mongolismo e Síndrome de Down é uma doença genética que resulta da presença de um cromossoma 21 supranumerário (três cromossomas em vez de dois habituais). Esta doença é sempre caracterizada pela deficiência mental, à qual podem estar associadas outras anomalias designadamente do foro cardiológico, oftalmológico, otorrinolaringológico, estomatológico e outras. A intervenção na deficiência mental assenta essencialmente na prestação de cuidados médicos, educativos e sociais numa perspectiva interdisciplinar, incluindo sempre a participação da família. No entanto o grau de deficiência mental é variável de indivíduo para indivíduo, podendo desempenhar alguma atividade profissional na idade adulta.
Saiba mais! Leia sobre o ponto de vista de professora aqui.- Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21: www.appt21.org.pt;
- Associação de portadores de trissomia do Algarve: www.apatris21.org;
- Trissomia 21 – Grupo de pais e amigos: www.pais21.pt;
- Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças: www.diferencas.net;
- National Down Syndrome Society: www.ndss.org;
- National Down Syndrome Congress: www.ndsccenter.org;
- Brighter Tomorrows-Supporting Families: www.brightertomorrows.org;
- Down’s Syndrome Association www.downs-syndrome.org.uk.